Slot ISA.
Este slot, inicialmente, usava 8 bits para a comunicação, passou a usar 16 bits. Este slot foi usado por muitos anos, e passou a ser substituído por novos barramentos.
O primeiro barramento a substituir o ISA foi o slot PCI, interconector de componentes periféricos, criado em 1992. Na mesma época em que se desenvolvia o processador Pentium, ele trabalha transferindo a 32 ou 64 bits a frequências de 33 ou 66 MHZ.
O slot já foi usado para todo tipo de placa de expansão existentes como, por exemplo:
- REDE
- ÁUDIO
- USB
- FAX MODEM
- CAPTURA
- TV/FM
-WIRELESS
- VÍDEO
- ENTRE OUTRA.
Quando o vídeo passou de gráficos 2D para gráficos 3D, a quantidade de informações processadas aumentou muito, o que limitava o desenvolvimento de hardwares mais rápidos, então foi necessária a criação de um barramento mais rápido e eficaz, esse barramento surgiu com o nome de AGP.
A primeira versão do AGP, agora chamada e]de AGP 1X, usa o barramento de 32 bitso] operando em 66 MHZ. Isto resulta em máxima transferência de dados para um slot AGP 1X de 266 mb/s. Em comparação, um barramento pci de 32 bits a 33 MHZ padrão, que pode ser composto de um ou mais slots, consegue no máximo 133 mb/s.
As novas versões do AGP incrementam a taxa de transferência de dois a oito vezes. Versões disponíveis incluem AGP 2X, AGP 4X, e AGP 8X. Em adição, existem placas AGP Pro de vários tipos.
A versão mais atual do barramento AGP é a terceira, desenvolvida em novembro de 2000, que na verdade é aprimoramento da segunda versão, permitindo o modo de operação X8. O primeiro chipset a ter suporte a terceira versão do barramento AGP foi o Intel 865P, lançado no mercado em maio de 2003, veja no quadro abaixo as versões e características de barramentos AGP.
Os modos de operação do barramento AGP correspondem à quantidade de dados que são tranferidos por pulso de clock. O AGP x1 é capaz de transferir apenas um dado por pulso de clock.