sábado, 7 de junho de 2014

Memórias - Dual Channel 07/06/14

Dual Channel
 
Memória Ram é o suporte do processador, guardando temporariamente o resultado de um dado processado até que ele requisite o mesmo dado para continuar o ciclo de processamento, até que obtenha um resultado final que é a ordem de comando.
 
EXEMPLO: Teremos um dado qualquer que depois de processado chamará = XY, este dado será entregue a memória RAM para ser arquivado temporariamente.
 
O processo disponibiliza um dado (XY), e esse dado demora alguns segundos micro-segundos para ser alocado pelo controlador de memória (chipset) na RAM.
O fator responsável pelo tempo gasto para que (XY) fosse alocado temporariamente na RAM é determinado pela frequência de funcionamento dessa memória, exemplo:
 
- Uma memória DDRII 533MHZ(PC2 4200)
- Uma memória DDRII 800MHZ(PC2 6400)
 
A memória faz a operação mais rapidamente, e isso é verdade até certo ponto, por que o fator frequência só é válido a partir do momento em que o controlador já disponibilizou o dado para a RAM.
 
Isso se deve ao fator de que o controlador acessa as memórias em uma taxa de 64bits e a esta taxa de acesso é possível somente reconhecer a metade da frequência do módulo de memória RAM.
 
EXEMPLO: DDRII (PC2 6400) = sendo acessada a 64bits = na frequência de 400 MHZ = tempo gasto. Esse tipo de acesso é chamado de single channel.
 
Para solucionar essa questão foi desenvolvido o esquema de acesso Dual Channel que necessita de uma configuração especifica para funcionar.
 
É preciso ter em mente que para obtermos dual channel é necessário que o chipset ofereça suporte a esse sistema, caso contrário não será possível obtê-lo.
O Dual Channel para funcionar, deve conter em seus módulos de memória RAM, memórias idênticas e pares:
 
- 2 módulos DDRII 800MHZ (Dual Channel)
- 1 módulo DDRII 800 MHZ e 1 módulo DDRII 667MHZ (Single Channel)
- 2 módulos DDRII 800MHZ, porem 1 de 512mb e outro de 1024mb (Single Channel)
- 2 módulos DDRII 800MHZ ambos de 1024mb (Dual Channel)
- 2 módulos DDRII 800MHZ ambos de 1024mb com latências opostas (Single Channel)
-2 módulos DDRII 800MHZ ambos de 1024mb com latências idênticas (Dual Channel)
 
Para dar garantia do Dual Channel alguns fabricantes vendem kits com memórias idênticas para que haja sucesso no reconhecimento das memórias.
 
 


Estando as memórias em dupla e sendo elas reconhecidas pelo sistema Dual Channel, o controlador das memórias passa a acessar as duas ao mesmo tempo como se fosse apenas uma, ao contrário do single channel que acessa uma separado da outra. Isso quer dizer que com duas taxas de acesso simultâneos nós temos então 64+64bits = 128bits de taxa de acesso, o que representa um reconhecimento total de frequência da memória.
Lembrando que o tempo é menor por que a taxa de acesso do controlador dobrou e a frequência das duas memórias estão sendo utilizadas na sua capacidade total.
 
Observe abaixo a maneira correta de configurar memórias na placa mãe:
 
 
 
Neste caso se colocarmos os módulos de memória somente no canal A, não teremos Dual Channel, se colocarmos os módulos no canal B, também não teremos Dual Channel então é necessário a seguinte configuração:
 
- 1ª memória no A1/segunda memória no B1. Dessa forma, obteremos Dual Channel.
 
Supondo que nesta configuração você estivesse trabalhando com dois módulos de 1GB, e agora você queira colocar mais memória, e assim comprou mais 1GB, independente de onde você conecte ele, você terá mais memória, mas perderá velocidade.
 
A solução neste caso será colocar mais uma memória no slot que ficou vazio (lembrando que se qualquer uma das quatro memórias for diferente, você não terá o sistema Dual Channel em nenhuma delas, elas devem ser exatamente iguais).
 
Agora temos o seguinte:
 
-1ª memória no A1/2ª memória no B1/3ª memória no A2/4ª memória no B2, novamente temos Dual Channel.
 
 

 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário